Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outros periódicos/ repositórios; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  • Autorizo a Secretaria do Tesouro Nacional a divulgar o texto em questão no sítio institucional ou em outro meio eletrônico ou impresso, destinados ao publico externo em geral, centros de pesquisas, bibliotecas e universidades do País, conforme disposto na Lei nº 9.610, de fevereiro de 1988, que regula os direitos autoriais;
  • Declaro a autorização da utilização dos dados pessoais informados no momento do cadastro na plataforma;
  • Declaro que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;
  • No ato da submissão, todos os autores do artigo deverão ter seus dados incluídos, caso contrário, a submissão será sumariamente rejeitada;
  • A Série de Textos para Discussão não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

Diretrizes para Autores

Prezado autor que deseje submeter artigos à Série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional, o convidamos a ler a Portaria nº 842, de dezembro de 2019, que institui a Série, e o Regulamento nº 01/2020, que a normatiza. Por favor, antes da submissão, conheça o processo de avaliação.

 

Processo de Avaliação

1ª Etapa: adequação formal, analisada pela Secretaria do Conselho Editorial;

2ª Etapa: adequação editorial, analisada pelo Conselho Editorial dos Textos para Discussão; e

3ª Etapa: adequação material, analisada pelo parecerista.

 

1ª Etapa: Validação Formal

O “Protocolo de Validação Formal” é composto por uma dimensão formal externa, que diz respeito à presença de elementos de qualificação do autor e formato da apresentação do trabalho; e por uma dimensão formal interna, que diz respeito à presença de elementos estruturantes da qualidade formal do trabalho.

 

Critérios a serem atendidos em relação à dimensão formal externa:

Qualificação pessoal e identificação do(s) autor(es):

  • ser(em) servidor(es) da Secretaria do Tesouro Nacional, ou
  • não ser(em) servidor(es) da Secretaria do Tesouro Nacional, desde que pelo menos um autor seja servidor da Secretaria do Tesouro Nacional; e
  • o trabalho não poderá ter a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo.

Requisitos formais da peça textual:

  • tamanho mínimo de 8 laudas (páginas), excluídas capas, título, resumo, palavras-chave, sumário, notas e referências bibliográficas, considerada a lauda literária de cerca de 2.000 (dois mil) caracteres;
  • todas as páginas, sem exceção, devem estar enumeradas;
  • texto justificado, com espaçamento de 1,5 linhas e margens de no mínimo 2,5 cm;
  • texto em fonte “Times New Roman”, com tamanho de 12 pts.; e
  • redação em português, inglês, espanhol ou francês, sempre encaminhada também a versão em português, em caso de submissão em língua estrangeira.

 

Critérios a serem atendidos em relação à dimensão formal interna:

Elementos constituintes do texto, necessariamente presentes:

  • título;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • sumário;
  • corpo do texto;
  • notas; e
  • referências bibliográficas.

Critérios de análise textual:

  • redação correta, conforme a norma culta da Língua Portuguesa;
  • linguagem clara, direta e objetiva;
  • exposição lógica e inteligível; e
  • boa formulação de título, intertítulos (caso haja), resumo e palavras-chave.
  • 4c) Citações e referências atendidas:
  • o sumário deve estar numerado e não ter mais de dois níveis (caso haja intertítulos);
  • imagens, tabelas e gráficos devem trazer descrição e numeração no corpo do texto, e citar fonte e/ou autoria, em caso de não serem originais;
  • a lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados; e
  • as URL (endereços da internet) citados nas referências bibliográficas devem incluir a data do último acesso.

 

2ª Etapa: Linha Editorial

A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.

A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no País.

Por fim, a série procura estimular a produção teórica e a reflexão crítica que tenha por base o uso estruturado dos dados produzidos e consolidados pelo Tesouro Nacional, com o intuito de trazer maior publicidade e instrumentalidade às informações geradas pela instituição.

 

Temas de interesse do Tesouro Nacional:

Política Fiscal e Crescimento

Equilíbrio Fiscal;

Regras fiscais e arcabouços fiscais de médio-prazo;

Dívida Pública;

Qualidade do gasto público;

Gestão de Tesouraria e Soluções de Gestão Financeira e Orçamentária

Boas práticas na gestão de tesouraria;

(Des)indexação e (des)vinculação orçamentária;

Inteligência artificial e ciência de dados aplicadas a soluções de gestão e análise de finanças públicas;

Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade

Equilíbrio federativo, entre receitas (arrecadação) e despesas (serviços);

Ajuste fiscal dos entes subnacionais;

Obsolescência tributária (ICMS, exportação de bens primários, Lei Kandir);

Contabilidade Pública, Transparência e Informações Gerenciais

Informação contábil pública para tomada de decisão: padrões e qualidade;

Transparência e conformidade da gestão fiscal;

Implantação de padrões contábeis e de custos no setor público.

 

3ª Etapa: Manual do Parecerista

A avaliação do parecerista é independente e autônoma, não sujeita a recurso. No entanto, é possível conhecer aqui o Manual do Parecerista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.