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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).

Author Guidelines

Prezado autor que deseje submeter artigos à Série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional, o convidamos a ler a Portaria nº 842, de dezembro de 2019, que institui a Série, e o Regulamento nº 01/2020, que a normatiza. Por favor, antes da submissão, conheça o processo de avaliação.

 

Processo de Avaliação

1ª Etapa: adequação formal, analisada pela Secretaria do Conselho Editorial;

2ª Etapa: adequação editorial, analisada pelo Conselho Editorial dos Textos para Discussão; e

3ª Etapa: adequação material, analisada pelo parecerista.

 

1ª Etapa: Validação Formal

O “Protocolo de Validação Formal” é composto por uma dimensão formal externa, que diz respeito à presença de elementos de qualificação do autor e formato da apresentação do trabalho; e por uma dimensão formal interna, que diz respeito à presença de elementos estruturantes da qualidade formal do trabalho.

 

Critérios a serem atendidos em relação à dimensão formal externa:

Qualificação pessoal e identificação do(s) autor(es):

  • ser(em) servidor(es) da Secretaria do Tesouro Nacional, ou
  • não ser(em) servidor(es) da Secretaria do Tesouro Nacional, desde que pelo menos um autor seja servidor da Secretaria do Tesouro Nacional; e
  • o trabalho não poderá ter a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo.

Requisitos formais da peça textual:

  • tamanho mínimo de 8 laudas (páginas), excluídas capas, título, resumo, palavras-chave, sumário, notas e referências bibliográficas, considerada a lauda literária de cerca de 2.000 (dois mil) caracteres;
  • todas as páginas, sem exceção, devem estar enumeradas;
  • texto justificado, com espaçamento de 1,5 linhas e margens de no mínimo 2,5 cm;
  • texto em fonte “Times New Roman”, com tamanho de 12 pts.; e
  • redação em português, inglês, espanhol ou francês, sempre encaminhada também a versão em português, em caso de submissão em língua estrangeira.

 

Critérios a serem atendidos em relação à dimensão formal interna:

Elementos constituintes do texto, necessariamente presentes:

  • título;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • sumário;
  • corpo do texto;
  • notas; e
  • referências bibliográficas.

Critérios de análise textual:

  • redação correta, conforme a norma culta da Língua Portuguesa;
  • linguagem clara, direta e objetiva;
  • exposição lógica e inteligível; e
  • boa formulação de título, intertítulos (caso haja), resumo e palavras-chave.
  • 4c) Citações e referências atendidas:
  • o sumário deve estar numerado e não ter mais de dois níveis (caso haja intertítulos);
  • imagens, tabelas e gráficos devem trazer descrição e numeração no corpo do texto, e citar fonte e/ou autoria, em caso de não serem originais;
  • a lista de referências bibliográficas deve ser apresentada em ordem alfabética no final do artigo e se restringir aos trabalhos efetivamente citados; e
  • as URL (endereços da internet) citados nas referências bibliográficas devem incluir a data do último acesso.

 

2ª Etapa: Linha Editorial

A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.

A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no País.

Por fim, a série procura estimular a produção teórica e a reflexão crítica que tenha por base o uso estruturado dos dados produzidos e consolidados pelo Tesouro Nacional, com o intuito de trazer maior publicidade e instrumentalidade às informações geradas pela instituição.

 

Temas de interesse do Tesouro Nacional:

Política Fiscal e Crescimento

Equilíbrio Fiscal;

Regras fiscais e arcabouços fiscais de médio-prazo;

Dívida Pública;

Qualidade do gasto público;

Gestão de Tesouraria e Soluções de Gestão Financeira e Orçamentária

Boas práticas na gestão de tesouraria;

(Des)indexação e (des)vinculação orçamentária;

Inteligência artificial e ciência de dados aplicadas a soluções de gestão e análise de finanças públicas;

Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade

Equilíbrio federativo, entre receitas (arrecadação) e despesas (serviços);

Ajuste fiscal dos entes subnacionais;

Obsolescência tributária (ICMS, exportação de bens primários, Lei Kandir);

Contabilidade Pública, Transparência e Informações Gerenciais

Informação contábil pública para tomada de decisão: padrões e qualidade;

Transparência e conformidade da gestão fiscal;

Implantação de padrões contábeis e de custos no setor público.

 

3ª Etapa: Manual do Parecerista

A avaliação do parecerista é independente e autônoma, não sujeita a recurso. No entanto, é possível conhecer aqui o Manual do Parecerista.

 

 

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