Impactos da Avaliação Habitacional nas Políticas Públicas de Gênero e Raça no Brasil

Autores

  • Antonio Flavio Miranda da Costa IFB
  • Fabiana Carvalho da Silva Bispo

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas

Resumo

Este estudo investiga os impactos da avaliação habitacional no contexto das políticas públicas de gênero e raça no Brasil. Utilizando uma metodologia bibliográfica, foram analisados dados de diversas fontes confiáveis para sistematizar a situação habitacional de populações marginalizadas. Os resultados indicam que as políticas públicas de habitação são essenciais para a promoção de justiça social e equidade. Conclui-se que, é necessário um enfoque mais inclusivo e democrático na formulação dessas políticas para atender às necessidades específicas de gênero e raça.

Biografia do Autor

Fabiana Carvalho da Silva Bispo

Antonio Flavio M. da Costa é um profissional com ampla formação e experiência no setor público brasileiro. Atualmente ocupando o cargo de Assessor em uma posição comissionada, além de desempenhar funções como Assistente em outra capacidade terceirizada. Antonio está atualmente cursando Bacharelado em Ciência Política na Faculdade Republicana e especializando-se em Administração Pública na Faculdade Cruzeiro do Sul.

Com uma sólida formação acadêmica que inclui um Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e um Técnico em Serviços Públicos, Antonio complementa seus estudos com uma especialização direcionada à análise dos "Impactos de Avaliação Habitacional no Contexto das Políticas Públicas de Gênero e Raça no Brasil", tema de sua dissertação de graduação.

Profissionalmente, Antonio acumula experiência significativa em diversos órgãos governamentais. Na Works Construção e Serviços Eireloi, atua como Analista-Técnico, responsável pela formalização, acompanhamento e execução de transferências voluntárias. Anteriormente, na RCS e Tecnologia Ltda, desempenhou papel crucial na Coordenação Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade no Ministério do Turismo, onde demonstrou habilidades em controle orçamentário e produção de relatórios.

Além disso, sua trajetória inclui contribuições no Instituto Federal de Brasília (IFB), na Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás e experiências acadêmicas como monitor em cursos técnicos, demonstrando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional.

Antonio também investe continuamente em seu desenvolvimento através de uma extensa lista de cursos complementares e certificações, cobrindo áreas como Planejamento Governamental, Gestão de Projetos, e Ética no Serviço Público, entre outros.

Fora do ambiente profissional, Antonio participou de diversas experiências internacionais, incluindo missões em Jornada Mundial da Juventude em Madri e visitas técnicas à Rússia. Sua participação em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016 demonstram seu compromisso com grandes eventos internacionais.

Antonio Flavio M. da Costa é uma figura multifacetada, combinando um profundo conhecimento acadêmico com experiências práticas diversas no serviço público, sempre buscando contribuir positivamente para o desenvolvimento e eficiência das políticas públicas no Brasil.

Referências

• Bento, M. (2001). A cor do silêncio: Vítimas de racismo e suas histórias. São Paulo: Editora Senac.

• Castells, M. (2002). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.

• IBGE. (2015). Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE.

Publicado

12-09-2025

Como Citar

Miranda da Costa, A. F., & Carvalho da Silva Bispo, F. (2025). Impactos da Avaliação Habitacional nas Políticas Públicas de Gênero e Raça no Brasil. CADERNOS DE FINANÇAS PÚBLICAS , 25(03). Recuperado de https://publicacoes.tesouro.gov.br/index.php/cadernos/article/view/255