Letras Financeiras Subordinadas
Uma análise dos fatores que explicam seu preço
Palabras clave:
Letra Financeira Subordinada, Composição de capital, Índice de Basileia, Investimento híbridoResumen
A Letra Financeira Subordinada (LFS) é um tipo de instrumento que possibilita a captação com efeito na composição de capital do banco. O investimento nesse papel é considerado de alto risco para o investidor, pois existe a possibilidade de perda do rendimento em caso da não geração de lucro do banco emissor e perda do valor principal em caso de falência. Para compreender as características da LFS foram analisadas a legislação e as normas que tratam sobre o instrumento financeiro. Posteriormente estimou-se o valor de negociação de LFS no mercado secundário a partir de variáveis econômicas e de crédito, através de regressão linear múltipla. A análise de correlação demonstrou que as variáveis de valor da LFS estão mais correlacionadas com as variáveis de crédito do que com as variáveis econômicas. O resultado da regressão principal mostrou que o estoque das carteiras de crédito do banco e o nível do PIB possuem o maior poder explicativo sobre o preço dos LFS.
Citas
Anbima. Dados de Letras Financeiras. https://data.anbima.com.br/letras-financeiras/LF Acesso em 02 de dezembro de 2023.
B3. Letras Financeiras. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-fixa/letras-financeiras.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Estatísticas de Letras Financeiras. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estats_letras_financeiras . Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Perguntas e Respostas sobre a Implantação de Basileia III no Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/estabilidade_docs/perguntas_e_respostas_basileia_III.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Resolução BCB 122/2021: Dispõe sobre o depósito de Letras Financeiras em entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil e sobre a autorização para utilização de recursos captados por meio de Letra Financeira na composição do Patrimônio de Referência.
Brasil. Lei 12.249, de 11 de junho 2010. (...) dispõe sobre a Letra Financeira e o Certificado de Operações Estruturadas (...) e dá outras providências.
Conselho Monetário Nacional. Resolução CMN 4.955/2021: Dispõe sobre a metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR).
Conselho Monetário Nacional. Resolução CMN 5.007/2022: Dispõe sobre as condições de emissão de Letra Financeira pelas instituições financeiras.
Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering statistics using R. Sage publications.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Júnior, J. A. S. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora
O Globo. Investidores perdem US$ 17 bi em títulos do Credit Suisse que são 'zerados', os 'CoCo bonds'. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/financas/noticia/2023/03/investidores-perdem-us-17-bi-em-titulos-do-credit-suisse-que-sao-zerados-apos-compra-pelo-ubs.ghtml. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Opsahl, T., Agneessens, F., & Skvoretz, J. (2010). Node centrality in weighted networks: Generalizing degree and shortest paths. Social networks, 32(3), 245-251.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 CUADERNO DE FINANZAS PÚBLICAS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los artículos se pueden copiar, ya que cotqué el origen.