Letras Financeiras Subordinadas
Uma análise dos fatores que explicam seu preço
Keywords:
Letra Financeira Subordinada, Composição de capital, Índice de Basileia, Investimento híbridoAbstract
A Letra Financeira Subordinada (LFS) é um tipo de instrumento que possibilita a captação com efeito na composição de capital do banco. O investimento nesse papel é considerado de alto risco para o investidor, pois existe a possibilidade de perda do rendimento em caso da não geração de lucro do banco emissor e perda do valor principal em caso de falência. Para compreender as características da LFS foram analisadas a legislação e as normas que tratam sobre o instrumento financeiro. Posteriormente estimou-se o valor de negociação de LFS no mercado secundário a partir de variáveis econômicas e de crédito, através de regressão linear múltipla. A análise de correlação demonstrou que as variáveis de valor da LFS estão mais correlacionadas com as variáveis de crédito do que com as variáveis econômicas. O resultado da regressão principal mostrou que o estoque das carteiras de crédito do banco e o nível do PIB possuem o maior poder explicativo sobre o preço dos LFS.
References
Anbima. Dados de Letras Financeiras. https://data.anbima.com.br/letras-financeiras/LF Acesso em 02 de dezembro de 2023.
B3. Letras Financeiras. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-fixa/letras-financeiras.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Estatísticas de Letras Financeiras. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estats_letras_financeiras . Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Perguntas e Respostas sobre a Implantação de Basileia III no Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/estabilidade_docs/perguntas_e_respostas_basileia_III.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Banco Central do Brasil. Resolução BCB 122/2021: Dispõe sobre o depósito de Letras Financeiras em entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil e sobre a autorização para utilização de recursos captados por meio de Letra Financeira na composição do Patrimônio de Referência.
Brasil. Lei 12.249, de 11 de junho 2010. (...) dispõe sobre a Letra Financeira e o Certificado de Operações Estruturadas (...) e dá outras providências.
Conselho Monetário Nacional. Resolução CMN 4.955/2021: Dispõe sobre a metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR).
Conselho Monetário Nacional. Resolução CMN 5.007/2022: Dispõe sobre as condições de emissão de Letra Financeira pelas instituições financeiras.
Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering statistics using R. Sage publications.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Júnior, J. A. S. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora
O Globo. Investidores perdem US$ 17 bi em títulos do Credit Suisse que são 'zerados', os 'CoCo bonds'. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/financas/noticia/2023/03/investidores-perdem-us-17-bi-em-titulos-do-credit-suisse-que-sao-zerados-apos-compra-pelo-ubs.ghtml. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Opsahl, T., Agneessens, F., & Skvoretz, J. (2010). Node centrality in weighted networks: Generalizing degree and shortest paths. Social networks, 32(3), 245-251.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 CADERNOS DE FINANÇAS PÚBLICAS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The articles can be copied, since quoted the source.