Entendendo o Novo Arcabouço Fiscal

Autores/as

  • Edson Nascimento SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL
  • Marcio Ferreira Venturini

Palabras clave:

AJUSTE FISCAL

Resumen

A nova administração que assumiu o Governo Federal em janeiro de 2023 apresentou no primeiro semestre daquele exercício financeiro propostas importantes visando a manutenção do equilíbrio fiscal e a reorganização do sistema tributário nacional. O projeto de um Novo Arcabouço Fiscal e a Reforma Tributária deverão trazer mudanças importantes para o orçamento público em nível nacional e uma nova forma da gestão das finanças públicas no Brasil. A trajetória sustentável da dívida pública, operacionalizada a partir de metas fixadas nas leis de diretrizes orçamentárias, importarão ainda em um novo modelo orçamentário, voltado principalmente para a execução de uma política fiscal responsável. 

Citas

ABREU, Cilair Rodrigues; CÂMARA. Leonor Moreira. O orçamento público como instrumento de ação governamental: uma análise de suas redefinições no contexto da formulação de políticas públicas de infraestrutura. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 49(1):73-90, jan./fev. 2015

FERREIRA JÚNIOR. Adircélio de Moraes. O Estado Necessário. TCE-SC - 17/04/2020. Disponível em https://www.tcesc.tc.br/artigo-o-estado-necessario. Acesso em 20/09/2023.

GIACOMONI, J. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 16ª Ed. 2012.

GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo: EAESP/FGV, 2009, 187 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Doutorado de Administração Pública e Governo da EAESP/FGV, Área de Concentração: Transformações do Estado e Políticas Públicas).

HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G. Contabilidade de Custos. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 1997.

KEYNES, John Mainard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1ª ed. Editora Saraiva. São Paulo, 2012.

LUC EYRAUD ; XAVIER Debrun ; ANDREW Hodge ; VICTOR DUARTE Lledo ; CATHERINE A Pattillo. Second-Generation Fiscal Rules: Balancing Simplicity, Flexibility, and Enforceability. IMF. Washington DC. April, 2018.

MEADE, J. E. & STONE, R. National Income and Expenditure. Oxford University Press. Soft covers. Pamphlet - VG. Number of pages 36. 1944.

MUSGRAVE, R. A. Teoria das Finanças Públicas: um estudo da economia governamental. 1ª ed. Atlas. 1973

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Gestão Pública. 4ª ed. Ed. Saraiva. São Paulo. 2021.

ORAIR, Rodrigo Octávio; GOBETTI, Sérgio Wulff. Reforma Tributária e Federalismo Fiscal: uma análise das propostas de criação de um novo imposto sobre o valor adicionado para o Brasil. IPEA. Texto para Discussão. R i o d e J a n e i r o, dezembro de 2019.

PIRES, J. B. F. Contabilidade Pública. 2ª ed. Brasília : Thesaurus, 1996

SMITH, Adam. An Inquiry Into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. Great Books of Western. 1952

UNITED NATIONS (UN).A System of National Accounts and Supporting Tables [SNA53].New York: UN, 1953.

Publicado

12-09-2025

Cómo citar

Nascimento, E., & Ferreira Venturini, M. (2025). Entendendo o Novo Arcabouço Fiscal. CUADERNO DE FINANZAS PÚBLICAS, 25(03). Recuperado a partir de https://publicacoes.tesouro.gov.br/index.php/cadernos/article/view/220