UMA TENTATIVA DE MENSURAR O RETORNO DO INVESTIMENTO PÚBLICO NO SETOR ESPACIAL BRASILEIRO

Autores

  • Michele Cristina Silva Melo Agência Espacial Brasileira
  • Lúcia Helena Michels Freitas Agência Espacial Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.55532/1806-8944.2021.138

Palavras-chave:

Investimento Público, Setor Espacial, Taxa de retorno

Resumo

O setor espacial é responsável pela geração de produtos com alto valor agregado e possui um efeito difusor para praticamente todos os setores da economia. As transformações recentes têm mudado a dinâmica setorial com maior participação do setor privado. Apesar do governo ainda ser o maior financiador de projetos, principalmente de missões de grande vulto, as mudanças no setor têm direcionado as decisões tecnológicas de soluções para os problemas propostos para a responsabilidade do setor privado. Mesmo com tais características, o setor ainda não está consolidado, do ponto de vista de estruturação de dados, para permitir a avaliação dos investimentos públicos realizados de uma forma robusta. Assim, neste trabalho, optou-se por adotar uma metodologia de multiplicador desenvolvido para os países da União Europeia, resultando em um retorno direto de 3 vezes e indireto de 6 vezes para cada Real (R$) investido pelo setor público.

Biografia do Autor

Michele Cristina Silva Melo, Agência Espacial Brasileira

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Economia, com ênfase em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Adjunta do curso de Ciências Econômicas (Campos) e do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal Fluminense entre 2010 e 2015 e Professora Substituta da Universidade de Brasília em 2016. Atuou como Tecnologista Pleno em Orçamento e Finanças do Ministério da Saúde e Analista em Ciência e Tecnologia em Gestão de Política Espacial da Agência Espacial Brasileira. Atualmente é Diretora de Estudos Educacionais no Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anisio Teixeira.

Lúcia Helena Michels Freitas, Agência Espacial Brasileira

Lúcia Helena Michels Freitas é graduada em Economia pela UniCeub e mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília. Trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como Assessora da Superintendência na Superintendência de Gestão e Planejamento e como Coordenadora das atividades de planejamento e orçamento. Atualmente é Assessora técnica na Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Publicado

15-09-2021

Como Citar

Silva Melo, M. C., & Michels Freitas, L. H. (2021). UMA TENTATIVA DE MENSURAR O RETORNO DO INVESTIMENTO PÚBLICO NO SETOR ESPACIAL BRASILEIRO. CADERNOS DE FINANÇAS PÚBLICAS , 21(02). https://doi.org/10.55532/1806-8944.2021.138