Entendendo o Novo Arcabouço Fiscal
Palavras-chave:
AJUSTE FISCALResumo
A nova administração que assumiu o Governo Federal em janeiro de 2023 apresentou no primeiro semestre daquele exercício financeiro propostas importantes visando a manutenção do equilíbrio fiscal e a reorganização do sistema tributário nacional. O projeto de um Novo Arcabouço Fiscal e a Reforma Tributária deverão trazer mudanças importantes para o orçamento público em nível nacional e uma nova forma da gestão das finanças públicas no Brasil. A trajetória sustentável da dívida pública, operacionalizada a partir de metas fixadas nas leis de diretrizes orçamentárias, importarão ainda em um novo modelo orçamentário, voltado principalmente para a execução de uma política fiscal responsável.
Referências
ABREU, Cilair Rodrigues; CÂMARA. Leonor Moreira. O orçamento público como instrumento de ação governamental: uma análise de suas redefinições no contexto da formulação de políticas públicas de infraestrutura. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 49(1):73-90, jan./fev. 2015
FERREIRA JÚNIOR. Adircélio de Moraes. O Estado Necessário. TCE-SC - 17/04/2020. Disponível em https://www.tcesc.tc.br/artigo-o-estado-necessario. Acesso em 20/09/2023.
GIACOMONI, J. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 16ª Ed. 2012.
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo: EAESP/FGV, 2009, 187 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Doutorado de Administração Pública e Governo da EAESP/FGV, Área de Concentração: Transformações do Estado e Políticas Públicas).
HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G. Contabilidade de Custos. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 1997.
KEYNES, John Mainard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1ª ed. Editora Saraiva. São Paulo, 2012.
LUC EYRAUD ; XAVIER Debrun ; ANDREW Hodge ; VICTOR DUARTE Lledo ; CATHERINE A Pattillo. Second-Generation Fiscal Rules: Balancing Simplicity, Flexibility, and Enforceability. IMF. Washington DC. April, 2018.
MEADE, J. E. & STONE, R. National Income and Expenditure. Oxford University Press. Soft covers. Pamphlet - VG. Number of pages 36. 1944.
MUSGRAVE, R. A. Teoria das Finanças Públicas: um estudo da economia governamental. 1ª ed. Atlas. 1973
NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Gestão Pública. 4ª ed. Ed. Saraiva. São Paulo. 2021.
ORAIR, Rodrigo Octávio; GOBETTI, Sérgio Wulff. Reforma Tributária e Federalismo Fiscal: uma análise das propostas de criação de um novo imposto sobre o valor adicionado para o Brasil. IPEA. Texto para Discussão. R i o d e J a n e i r o, dezembro de 2019.
PIRES, J. B. F. Contabilidade Pública. 2ª ed. Brasília : Thesaurus, 1996
SMITH, Adam. An Inquiry Into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. Great Books of Western. 1952
UNITED NATIONS (UN).A System of National Accounts and Supporting Tables [SNA53].New York: UN, 1953.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CADERNOS DE FINANÇAS PÚBLICAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.