PROGRAM - BRAZILIAN SYNERGY: Implementing Contractualization in Brazil

Implementando a Contratualização no Brasil

Autores/as

  • MELCHISEDEK CORREIA SILVA SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

DOI:

https://doi.org/10.55532/1806-8944.2021.99

Palabras clave:

contratualização, contrato de resultados e gerenciamento de indicadores., contratualização, contrato de resultados e gerenciamento de indicadores

Resumen

Atualmente existem inquietos modelos teóricos aclarando exaustivamente a importância da contratualização, todavia este trabalho não se limita em descrever conceitos sobre o tema, mas sim buscar aplicabilidade plena ao termo contratualizar. O desafio proposto aqui é alinhar planejamento estratégico com a execução de ponta, promovendo o domínio da política pública, inclusive quando a ação está em curso. Este choque de gestão propicia a mudança de cultura na administração pública, o que este trabalho propõe é algo inovador e precisa ser implementado em conjunto. Atualmente vários órgãos utilizam-se de acordo de resultados, de vinculações de remuneração ao desempenho, premiações à dirigentes exitosos e etc. Isto demonstra o rompimento de paradigma na gestão pública, e não mais uma continuidade de antigas reformas, é neste contexto que a gestão por resultados ganha força no setor público, ao traçar metas, ao mapear as competências dos servidores, à traçar objetivos e penalidades no sentido de alcançar a finalidade pra qual o órgão foi criado. Neste acordo não só o gestor, mas todos os envolvidos têm direitos e obrigações, alinhando-se em prol de um só desígnio. A ideia agora é produzir aos dirigentes condições de conhecer as potencialidades de seu quadro de pessoal, podendo assim alocar seus recursos humanos de forma eficaz aproveitando ao máximo de seus recursos, dar-lhes certa autonomia orçamentária no sentido de facilitar a manobra da máquina pública e colocar-lhes a par em tempo real da situação de sua unidade em relação ao planejamento estratégico. O grande trunfo do Programa Sinergia Brasil é revelar de forma rápida e fácil o atual desempenho de suas políticas de atuação, não necessitando de apenas ao final do exercício se apresentar um relatório de execução das metas cumpridas ou não. Desta forma, o gestor conhece sua execução e se for o caso pode promover ajustes ao longo do exercício. Em resumo, o Programa Sinergia Brasil nasce de um contrato de resultados e se completa em um modelo eficiente de gerenciamento de indicadores.                                                                                                       

 

 

Citas

RICARDO CIAVOLIH MOTA, SERGIO E MACEDO MARQUES, ERIK. Acordo de resultados entre órgãos com relação de hierarquia e autonomia de gestão. X Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Santiago, Chile, 18 - 21 Outubro de. 2005

SANTOS, HERIANA ROBAINA DOS; VIEIRA, FERNANDO DE OLIVEIRA. O papel da avaliação de desempenho na administração pública: o caso da secretaria municipal de planejamento e gestão de uma prefeitura fluminense - Universidade Federal Fluminense. 2008.

GOVERNO DE MINAS GERAIS. Cartilha: Gestão Para Resultados Municipais. Governo de Minas Gerais. http://www.planejamento2.mg.gov.br/governo/choque /gestao_resultados/arquivos/Acordo_Resultados.pdf. Acesso em 02 de agosto de 2013, 12h30min.

JANN, WERNER E CHRISTOPH, REICHARD. Melhores práticas na modernização do Estado. Revista do Serviço Público 53 (3):31-50. 2002.

MINAS GERAIS. LEI Nº 14.694, DE 30 DE JULHO DE 2003. Disciplina a avaliação de desempenho institucional, o Acordo de Resultados, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira, a aplicação de recursos orçamentários provenientes de economias com despesas correntes no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências. 2003.

GARCIA, R. COUTINHO. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. IPEA, Texto para discussão, n. 776. Brasília, janeiro de 2001.

RUA, MARIA DAS GRAÇAS. Avaliação de políticas, programas e projetos: notas introdutórias. Mimeo, 2000.

BARBOSA, LÍVIA. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público. V.120 – n.3, p.3-45, set/dez. 1996.

PONTES, B. R. Avaliação de desempenho: nova abordagem. 7. ed. São Paulo: LTr, 1999.

BERGAMINI, CECÍLIA WHITAKER; BERALDO, DEOBEL GARCIA RAMOS. Avaliação de desempenho humano na empresa. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1988.

OLIVEIRA, LUCIANO. http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/luciano_ toq27. pdf. Acesso em 09 de Janeiro de 2013, 16h05min.

Publicado

16-09-2021

Cómo citar

CORREIA SILVA, M. (2021). PROGRAM - BRAZILIAN SYNERGY: Implementing Contractualization in Brazil: Implementando a Contratualização no Brasil. CUADERNO DE FINANZAS PÚBLICAS, 21(02). https://doi.org/10.55532/1806-8944.2021.99