Viabilidade tributária da instalação de empresas do setor industrial na Zona Franca de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.55532/1806-8944.2022.149Palabras clave:
Indústrias, Zona Franca de Manaus, Custo do Deslocamento, Incentivos Fiscais, Planejamento TributárioResumen
A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar as vantagens tributárias para a instalação de empresas do setor industrial na Zona Franca de Manaus (ZFM). Diversos empreendedores apresentam incertezas quando abordado o tema, tendo em vista que se trata de uma mudança brusca no plano de negócio da empresa. Assim, o artigo tem por objetivo explanar, por meio do método indutivo, sobre os principais pontos que influenciam a atividade empresarial, apresentando os aspectos tributários envolvidos, bem como, sucintamente, os critérios práticos de viabilidade. O trabalho está estruturado em duas seções. A primeira destina-se a examinar os custos econômicos, a manutenção dos incentivos a longo prazo e localização. A segunda, os incentivos fiscais e a mudança na carga tributária após deslocar-se para a ZFM. Por fim, através das considerações finais, são apresentados os resultados da pesquisa, demonstrando casos em que o deslocamento para a ZFM de forma planejada pode elevar de modo substancial os resultados de determinados negócios.
Citas
BECKER, Bertha K. Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar cenários? Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. Parcerias Estratégicas. Número 12. 2001.
BENCHAYA, Rachel et al. Os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e a repercussão nos estados federados. 2012.
BERMUDO, Vera; VERTAMATTI, Roberto. Controladoria Estratégica e seus Desdobramentos Comportamentais. 1. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2015.
BOTELHO, A. J. Redesenhando o projeto: Zona Franca de Manaus. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BRASIL. MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS. SUFRAMA. O que é o Projeto ZFM?, 2015. Disponível em: <http://site.suframa.gov.br/assuntos/modelozona-franca-de-manaus/o-que-e-o-projeto-zfm>. Acesso em: 04 jul. 2021.
BRIGLIA, Bernardo Benning. Zona Franca de Manaus: um bom investimento? Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Prof. Leonardo Rezende. Rio de Janeiro: 2009.
GRECO, Marco Aurélio. Planejamento Tributário. 4. Ed. São Paulo: Quartier Latin: 2019.
HOLLAND, Márcio; GURGEL, Angelo; CERQUEIRA, Claudia; SERIGATTI, Felippe; GELCER, Daniel; DE ANDRADE, José Maria Arruda; ALBUQUERQUE, Priscilla. Zona franca de Manaus: impactos, efetividade e oportunidades. [S. l.], p. 1, 2019. Disponível em:
https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/estudos_fgv_zonafranca_manaus_abril_2019v2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
IANNI, Octávio. Declínio do Brasil Nação. In: Revista de Sociologia e Política; Estudos Avançados 14(40), 2000.
JÚNIOR, Waldick. Trabalhadores: Ligação Entre a Zona Franca de Manaus e a periferia. Cieam. 2020. Disponível em: <https://cieam.com.br/trabalhadores-ligacao-entre-a-zona-franca-de-manaus-e-a-periferia>. Acesso 28/04/2021.
LEITÃO, Fábio Pereira. Política comercial e proteção tarifária: uma análise comparativa entre a alíquota legal e a alíquota verdadeira. 2013.
GIL, Gustavo Luz & SILVA, Solange Teles da. Política de saneamento básico no Município de Manaus: Desafios e perspectivas. Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. São Paulo. 2009.
MENDONÇA, Maurício Brilhante de. O processo de decisão política e a Zona Franca de Manaus. Tese. Fundação Getulio Vargas. São Paulo: 2013.
OLIVEIRA, Jofre Luís da Costa. Zona Franca de Manaus: um Estudo sobre a renúncia tributária dos entes federativos e os benefícios socioeconômicos gerados pelo modelo. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, como quesito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Economia. Porto Alegre, 2011.
PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário Completo. 11 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
PEGAS, Paulo Henrique. Manual da Contabilidade Tributária. 9. Ed. São Paulo, Editora Atlas, 2017.
RFB. Receita Federal do Brasil. Gastos tributários: Projeções LDO 2021 por função orçamentária e por modalidade de gasto. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento/orcamentos-anuais/2020/arquivos/anexo-iv-10-renuncias-tributarias-2021.pdf. Acesso em: 20 set.2021.
RIKER, Jamarian Cota; JORDÃO, Jorge Luiz; FONSECA, Norma Cristina da Silva; RIBEIRO, Rizelda de Souza; SOUZA, Arnaldo Donisete de. Zona Franca de Manaus: avaliação dos fatores e atratividade de investimentos do subpolo de duas rodas em Manaus. Revista Eletrônica Mutações. Janeiro-Junho, 2016.
SERÁFICO, José & SERÁFICO, Marcelo. A Zona Franca de Manaus e o capitalismo no Brasil. Dossiê Amazônia Brasileira II. Estudos Avançados. São Paulo. 2005.
SILVA, Golbery do Couto e. Conjuntura Política Nacional: O poder Executivo & Geopolítica do Brasil. Editora Universidade de Brasília-Livraria José Olympio Editora. Coleção Temas Brasileiros. Volume 7. Brasília. 1981.
SILVA, Nathan Rovetta da; MARTINS, Juliana Prado; HAND, Martha Maria Arçari. Zona Franca do Espírito Santos: aspectos logísticos e tributários. Anais Congresso Internacional de Administração ADM 2020. 19 a 21 de outubro, Ponta Grosso-PR, 2020.
SOUZA, Paula Dayana de Lopes. FIEAM, CIEAM e AFICAM: perfil socioeconômico das entidades industriais no Amazonas. Orientador: Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho. Relatório de Pesquisa (Ciências Sociais Instituto de Ciências Humanas e Letras). Universidade Federal do Amazonas, 2011.
VALLE. Izabel. Globalização e Reestruturação Produtiva: um estudo sobre a produção offshore em Manaus. Editora da Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM. 2007.
ZANGIROLAMI, Andréia. Planejamento Tributário: Estudo realizado em uma empresa que atua no ramo de comércio varejista de combustíveis. UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, DECON-Departamento de Economia e Contabilidade Curso de Ciências Contábeis, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los artículos se pueden copiar, ya que cotqué el origen.