Viabilidade tributária da instalação de empresas do setor industrial na Zona Franca de Manaus

Autores

  • Júlia Scholz Karl Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Alexandre Augusto Karl Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anneliese Regina Feiler Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Felipe Gazaniga Centro Universitário Católica de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.55532/1806-8944.2022.149

Palavras-chave:

Indústrias, Zona Franca de Manaus, Custo do Deslocamento, Incentivos Fiscais, Planejamento Tributário

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar as vantagens tributárias para a instalação de empresas do setor industrial na Zona Franca de Manaus (ZFM). Diversos empreendedores apresentam incertezas quando abordado o tema, tendo em vista que se trata de uma mudança brusca no plano de negócio da empresa. Assim, o artigo tem por objetivo explanar, por meio do método indutivo, sobre os principais pontos que influenciam a atividade empresarial, apresentando os aspectos tributários envolvidos, bem como, sucintamente, os critérios práticos de viabilidade. O trabalho está estruturado em duas seções. A primeira destina-se a examinar os custos econômicos, a manutenção dos incentivos a longo prazo e localização. A segunda, os incentivos fiscais e a mudança na carga tributária após deslocar-se para a ZFM. Por fim, através das considerações finais, são apresentados os resultados da pesquisa, demonstrando casos em que o deslocamento para a ZFM de forma planejada pode elevar de modo substancial os resultados de determinados negócios.

Biografia do Autor

Júlia Scholz Karl, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no curso de Direito do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Advogada.

Alexandre Augusto Karl, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina. Estudante do curso de Direito no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Business Developer na Green Cloud Nine.

Anneliese Regina Feiler, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Estudante do curso de Direito no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Técnica em Contabilidade. Estagiária nas áreas Trabalhista/Empresarial

Felipe Gazaniga, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Estudante dos cursos de Direito no Centro Universitário Católica de Santa Catarina e Contabilidade na Faculdade Integrada do Norte do Paraná. Membro das Comissões de Direito Tributário e Direito Digital da OAB de Joinville/SC. Estagiário nas áreas Tributário/Empresarial/LGPD

Referências

ALMEIDA, Raimundo Nonato Pinheiro de. A Zona Franca de Manaus no contexto da política industrial brasileira. XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. 2011.

BECKER, Bertha K. Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar cenários? Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. Parcerias Estratégicas. Número 12. 2001.

BENCHAYA, Rachel et al. Os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e a repercussão nos estados federados. 2012.

BERMUDO, Vera; VERTAMATTI, Roberto. Controladoria Estratégica e seus Desdobramentos Comportamentais. 1. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2015.

BOTELHO, A. J. Redesenhando o projeto: Zona Franca de Manaus. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS. SUFRAMA. O que é o Projeto ZFM?, 2015. Disponível em: <http://site.suframa.gov.br/assuntos/modelozona-franca-de-manaus/o-que-e-o-projeto-zfm>. Acesso em: 04 jul. 2021.

BRIGLIA, Bernardo Benning. Zona Franca de Manaus: um bom investimento? Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Prof. Leonardo Rezende. Rio de Janeiro: 2009.

GRECO, Marco Aurélio. Planejamento Tributário. 4. Ed. São Paulo: Quartier Latin: 2019.

HOLLAND, Márcio; GURGEL, Angelo; CERQUEIRA, Claudia; SERIGATTI, Felippe; GELCER, Daniel; DE ANDRADE, José Maria Arruda; ALBUQUERQUE, Priscilla. Zona franca de Manaus: impactos, efetividade e oportunidades. [S. l.], p. 1, 2019. Disponível em:
https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/estudos_fgv_zonafranca_manaus_abril_2019v2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

IANNI, Octávio. Declínio do Brasil Nação. In: Revista de Sociologia e Política; Estudos Avançados 14(40), 2000.

JÚNIOR, Waldick. Trabalhadores: Ligação Entre a Zona Franca de Manaus e a periferia. Cieam. 2020. Disponível em: <https://cieam.com.br/trabalhadores-ligacao-entre-a-zona-franca-de-manaus-e-a-periferia>. Acesso 28/04/2021.

LEITÃO, Fábio Pereira. Política comercial e proteção tarifária: uma análise comparativa entre a alíquota legal e a alíquota verdadeira. 2013.

GIL, Gustavo Luz & SILVA, Solange Teles da. Política de saneamento básico no Município de Manaus: Desafios e perspectivas. Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. São Paulo. 2009.

MENDONÇA, Maurício Brilhante de. O processo de decisão política e a Zona Franca de Manaus. Tese. Fundação Getulio Vargas. São Paulo: 2013.

OLIVEIRA, Jofre Luís da Costa. Zona Franca de Manaus: um Estudo sobre a renúncia tributária dos entes federativos e os benefícios socioeconômicos gerados pelo modelo. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, como quesito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Economia. Porto Alegre, 2011.

PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário Completo. 11 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

PEGAS, Paulo Henrique. Manual da Contabilidade Tributária. 9. Ed. São Paulo, Editora Atlas, 2017.

RFB. Receita Federal do Brasil. Gastos tributários: Projeções LDO 2021 por função orçamentária e por modalidade de gasto. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento/orcamentos-anuais/2020/arquivos/anexo-iv-10-renuncias-tributarias-2021.pdf. Acesso em: 20 set.2021.

RIKER, Jamarian Cota; JORDÃO, Jorge Luiz; FONSECA, Norma Cristina da Silva; RIBEIRO, Rizelda de Souza; SOUZA, Arnaldo Donisete de. Zona Franca de Manaus: avaliação dos fatores e atratividade de investimentos do subpolo de duas rodas em Manaus. Revista Eletrônica Mutações. Janeiro-Junho, 2016.

SERÁFICO, José & SERÁFICO, Marcelo. A Zona Franca de Manaus e o capitalismo no Brasil. Dossiê Amazônia Brasileira II. Estudos Avançados. São Paulo. 2005.

SILVA, Golbery do Couto e. Conjuntura Política Nacional: O poder Executivo & Geopolítica do Brasil. Editora Universidade de Brasília-Livraria José Olympio Editora. Coleção Temas Brasileiros. Volume 7. Brasília. 1981.

SILVA, Nathan Rovetta da; MARTINS, Juliana Prado; HAND, Martha Maria Arçari. Zona Franca do Espírito Santos: aspectos logísticos e tributários. Anais Congresso Internacional de Administração ADM 2020. 19 a 21 de outubro, Ponta Grosso-PR, 2020.

SOUZA, Paula Dayana de Lopes. FIEAM, CIEAM e AFICAM: perfil socioeconômico das entidades industriais no Amazonas. Orientador: Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho. Relatório de Pesquisa (Ciências Sociais Instituto de Ciências Humanas e Letras). Universidade Federal do Amazonas, 2011.

VALLE. Izabel. Globalização e Reestruturação Produtiva: um estudo sobre a produção offshore em Manaus. Editora da Universidade Federal do Amazonas. Manaus-AM. 2007.

ZANGIROLAMI, Andréia. Planejamento Tributário: Estudo realizado em uma empresa que atua no ramo de comércio varejista de combustíveis. UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, DECON-Departamento de Economia e Contabilidade Curso de Ciências Contábeis, 2010.

Publicado

22-03-2022

Como Citar

Scholz Karl, J., Karl, A. A. ., Feiler, A. R. ., & Gazaniga, F. . (2022). Viabilidade tributária da instalação de empresas do setor industrial na Zona Franca de Manaus. CADERNOS DE FINANÇAS PÚBLICAS , 21(03). https://doi.org/10.55532/1806-8944.2022.149