n. 34 (2021): TD: A experiência do Tesouro Nacional na criação do ETF de Renda Fixa no Brasil
Disponível em: Textos para Discussão
Autores
Keiti da Rocha Gomes
Leandro Puccini Secunho
Márcia Paim Romera
Resumo: Em 2019, o mercado brasileiro assistiu a concretização de importante iniciativa do Tesouro Nacional para o desenvolvimento do mercado de renda fixa brasileiro: o lançamento do IMAB11, o primeiro ETF de renda fixa lastreado em títulos públicos do país, concebido no âmbito do projeto ID ETF do Banco Mundial. O fato consolidou um longo trabalho que permitiu construir as estruturas regulatórias, tributárias e de mercado necessárias para que a indústria de ETF de renda fixa fosse possível no Brasil. Esse artigo narra os passos dessa experiência e mostra como parte da história do ETF no Brasil se tornou interligada ao histórico de ações do Tesouro Nacional para o desenvolvimento do mercado de renda fixa nacional.
A Série de Textos para Discussão
A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.
A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no país.