n. 28 (2017): TD: Os condicionantes do endividamento público importam para prever recessões?

Disponível em: Textos para Discussão

 

Autores

Helano Borges Dias
Luis Felipe Vital Nunes Pereira

Resumo: Neste trabalho avaliamos se aspectos relacionados ao endividamento público são úteis para prever recessões, considerando a abordagem de dados em painel não balanceado para 20 países entre 1995 e 2014. Os resultados mostraram a importância de alguns condicionantes do endividamento público para previsão de recessões e a relevância do tratamento para heterogeneidade não observada. O modelo selecionado apresentou critérios estatísticos robustos e conseguiu prever corretamente 75,4% das recessões, dado o cut-off da amostra. Os resultados também sugeriram que, em termos de gestão econômica, a combinação de estabilidade monetária e crescimento do produto pode mitigar as probabilidades de recessão, a despeito do nível da dívida pública. Adicionalmente, o modelo pode ser utilizado para previsão de recessões em países com séries de tempo mais curtas.

 

A Série de Textos para Discussão

A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.

A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no país.

Publicado: 06-12-2019

Edição completa