n. 25 (2016): TD: O investidor não residente na dívida pública em moeda local

Disponível em: Textos para Discussão

 

Autores

André de Araújo Melo 
Mauricio Dias Leister

Resumo: Este estudo pretende analisar os benefícios e malefícios oriundos da participação de investidores estrangeiros na Dívida Pública Federal brasileira. Nos últimos anos, verificou-se um contínuo aumento da parcela da dívida pública doméstica brasileira detida por investidores estrangeiros, o que torna oportuno avaliar mais de perto os efeitos desse aumento, o potencial para a participação dos investidores estrangeiros no futuro próximo e tentar determinar se é desejável para o Tesouro Nacional agir no sentido de restringir ou estimular essa participação. Para tanto, utilizou-se modelos de séries de tempo (VAR e VEC) para explorar empiricamente o impacto da participação de não residentes na DPMFi sobre as taxas dos títulos públicos, bem como os determinantes dos fluxos de recursos estrangeiros para o mercado de títulos públicos brasileiro. Os resultados dos modelos deste trabalho se mostraram em grande parte inconclusivos e não conseguiram confirmar alguns achados importantes da literatura sobre o tema.

 

A Série de Textos para Discussão

A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.

A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no país.

Publicado: 06-12-2019

Edição completa