n. 01 (2011): TD: Taxa de Juros Real de Equilíbrio Para o Brasil

Disponível em: Textos para Discussão

 

Autores:

Gilmar Gonçalves Ferreira
Fabiano Silvio Colbano

Resumo: O objetivo deste trabalho é encontrar os fatores associados à tendência de queda da taxa de juros real no Brasil, e entender como esta taxa de juros real poderia convergir para a média da taxa de juros real dos países emergentes. Para isso utilizamos uma regressão com dados em painel, mais especificamente uma regressão com efeito fixo. Conforme essa regressão, a queda da taxa de juros reais no Brasil depende basicamente de melhorias das variáveis de médio/longo prazo – redução do déficit nominal e da aversão ao risco dos investidores – e avanços institucionais, mensurados pelo efeito fixo. Considerando um cenário que reflete alguns progressos, foi estimada uma “banda” superior, que considera o efeito fixo associado ao Brasil, e uma banda inferior, que o desconsidera. Para o ano de 2015, a taxa de juros estimada foi de 3,57% e 2,84%, respectivamente para banda superior e para banda inferior.

 

A Série de Textos para Discussão 

A série de Textos para Discussão do Tesouro Nacional aspira a ser instrumento consolidado de produção e difusão do conhecimento acerca dos temas de interesse da STN, a fim de estimular a incidência do debate sobre finanças públicas na agenda nacional.

A série pretende fomentar a produção acadêmica, assim como a de proposições práticas, ancoradas em estudos e pesquisas, de modo a fazer avançar a fronteira do conhecimento em áreas relevantes para a tomada de decisão pública e privada no país.

Publicado: 04-12-2019

Edição completa